Avançar para o conteúdo principal

                         

                     REGULAMENTO DO PRÉMIO “MARIA JOÃO SEABRA”

 


 

Preâmbulo

Maria João Seabra foi uma figura notável, nascida a 19 de junho de 1963 e falecida a 26 de maio de 2021, cujo impacto transcendeu gerações. Mãe dedicada de três filhos - Joana, Filipa e Martim - deixou um legado de amor, compromisso e realizações.

Em honra à memória e à influência inspiradora de Maria João Seabra, o blog 19thjune foi criado em 19 de junho de 2022, com o propósito singular de celebrar e perpetuar os seus valores, ideais e conquistas.

O Prêmio Maria João Seabra é uma iniciativa anual, a ser concedida em 19 de junho, destinada a reconhecer indivíduos que, tal como Maria João Seabra, demonstrem excelência, dedicação e impacto significativo nas suas áreas de atuação, contribuindo assim para um mundo melhor.

Este prémio não apenas reconhece a herança deixada por Maria João Seabra, mas também busca incentivar e destacar aqueles que, com empenho e compromisso, seguem o exemplo inspirador por ela estabelecido.


1.Objetivo do Prémio

O Prémio Maria João Seabra tem como propósito reconhecer e homenagear, anualmente, pessoas ou instituições que se tenham destacado significativamente em diferentes áreas do ramo das Ciências Sociais, variando o escopo a cada ano.

A segunda edição do Prémio Maria João Seabra será dedicada a reconhecer aqueles que demonstraram um compromisso exemplar com a advocacia, os Direitos Humanos e a promoção da reflexão sobre questões jurídicas e sociais, alinhados com os valores e missão legada por Maria João Seabra.


2. Âmbito

2.1. A segunda edição do Prémio Maria João Seabra visa premiar artigos cujo tema se insira na área dos Direitos Humanos.

2.2. O texto a ser submetido deverá ter entre 1000 e 2000 palavras (equivalente a 3 a 5 páginas). Os textos devem ser escritos em tipo de letra Arial, tamanho 10 para o corpo do texto e 8 para notas de rodapé.


3. Elegibilidade

3.1. Podem concorrer à segunda edição do Prêmio profissionais da área jurídica, estudantes de Direito, académicos ou quaisquer indivíduos que tenham contribuído significativamente para a promoção do conhecimento jurídico e dos Direitos Humanos.


4. Inscrição e Submissão

4.1. Os candidatos à segunda edição do Prémio devem submeter:

a) Currículo atualizado.

b) O artigo redigido nos termos descritos no artigo 2.

4.2. As inscrições dos candidatos devem ser enviadas para o seguinte endereço de e-mail: joana.capazcoelho@hotmail.com.


5. Júri

5.1. O Júri da primeira edição é composto por:

¾     Joana Capaz Coelho (Filha de Maria João Seabra, Fundadora do Blog, Advogada e Doutoranda na Nova School of Law);

¾     Patrícia Capaz Coelho (Afilhada e Sobrinha de Maria João Seabra, Jurista e Especialista em relações públicas e marketing);

¾     Sofia Andrade Antunes (Advogada e Doutoranda no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa).


6. Prémio

6.1. Ao vencedor da segunda edição do Prémio será atribuído o seguinte:

a) Publicação do artigo submetido no blog “19th June”.


7. Prazos

7.1. As inscrições estarão abertas a partir do dia 19 de dezembro de 2024 e encerrarão em 19 de abril de 2025.

 7.2. O vencedor da primeira segunda do Prémio será anunciado no dia 19 de junho de 2024.


8. Disposições Finais

8.1. O júri reserva-se ao direito de desqualificar inscrições que não cumpram os critérios estabelecidos ou que sejam consideradas inadequadas.

 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

“Quantas Cores o Vento Tem?” - Uma Reflexão sobre Arte, Sustentabilidade e Justiça Social no Direito

“Quantas Cores o Vento Tem?” - Uma Reflexão sobre Arte, Sustentabilidade e Justiça Social no Direito   Por: Joana Capaz Coelho   A música “Quantas Cores o Vento Tem?”, do filme da Disney Pocahontas, transcende o seu contexto cinematográfico, assumindo um caráter universal e intemporal ao refletir sobre a relação entre humanidade, natureza e diversidade cultural. Mais do que uma composição artística, a canção pode ser entendida como um manifesto em defesa de valores fundamentais, como a sustentabilidade ambiental, a igualdade e a justiça social, valores que encontram correspondência no Direito Internacional do Ambiente e nos Direitos Humanos. Através de uma linguagem poética e envolvente, a canção desafia perceções limitadas e preconceituosas, oferecendo-nos uma visão mais ampla e inclusiva do planeta, onde cada ser vivo e cada cultura têm valor intrínseco.  Esta abordagem transcende a celebração da beleza natural, convidando-nos a repensar as nossas interações com o mundo...
  “Outubro Rosa” e a Luta Contra o Cancro – Pela Prevenção e Pela Vida –   Por: Joana Capaz Coelho     O mês de outubro é internacionalmente reconhecido como o “Outubro Rosa” , uma campanha crucial que visa sensibilizar para a prevenção do cancro da mama. Esta campanha destaca a importância do diagnóstico precoce como uma ferramenta vital na luta contra o cancro, sublinhando que, quanto mais cedo for detetado, maior é a probabilidade de cura. Contudo, esta luta vai muito além do cancro da mama – é um apelo coletivo à prevenção de todas as formas de cancro. A minha história pessoal é um exemplo da importância desse diagnóstico precoce. No meu caso, acompanhei de perto a minha mãe na sua batalha contra o cancro. Vi e estive com ela ao longo dos tratamentos, dos altos e baixos. Lembro-me das inúmeras vezes em que a levava para as sessões de tratamento, de como voltava para casa exausta, e dos momentos de ...

PRÉMIO “MARIA JOÃO SEABRA”

PRÉMIO “MARIA JOÃO SEABRA”   REGULAMENTO   Preâmbulo Maria João Seabra foi uma figura notável, nascida a 19 de junho de 1963 e falecida a 26 de maio de 2021, cujo impacto transcendeu gerações. Mãe dedicada de três filhos - Joana, Filipa e Martim - deixou um legado de amor, compromisso e realizações. Em honra à memória e à influência inspiradora de Maria João Seabra , o blog 19thjune foi criado em 19 de junho de 2022, com o propósito singular de celebrar e perpetuar os seus valores, ideais e conquistas. O Prêmio Maria João Seabra é uma iniciativa anual, a ser concedida em 19 de junho, destinada a reconhecer indivíduos que, tal como Maria João Seabra , demonstrem excelência, dedicação e impacto significativo nas suas áreas de atuação, contribuindo assim para um mundo melhor. Este prémio não apenas reconhece a herança deixada por Maria João Seabra , mas também busca incentivar e destacar aqueles que, com empenho e compromisso, seguem o exemplo inspirador por ela es...

A posição adotada pelo Tribunal Constitucional em tempos de crise

  A posição adotada pelo Tribunal Constitucional em tempos de crise Por: Joana Capaz Coelho Introdução O Estado português, em maio de 2011, perante a situação das suas finanças públicas, viu-se impelido, para não entrar em bancarrota, a aceitar um “Programa de Assistência Económica e Financeira”(PAEF) [1] , que teve tradução no memorando de Entendimento estabelecido com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, e implicou a adoção de medidas de austeridade, com cortes na despesa pública (nomeadamente, cortes nas remuneração dos funcionários públicos e cortes nas pensões), e aumento de impostos. Com o presente artigo pretendemos elucidar, pela análise da Jurisprudência do Tribunal Constitucional, ainda que de uma forma necessariamente breve, em que medida é constitucionalmente admissível restringir os direitos económicos e sociais dos cidadãos, os designados direitos fundamentais sociais, em períodos de crise. O artigo inicia-se com uma s...

“(Girl) Boss” e igualdade de género: sobre a relevância das CEOs no feminino

  “(Girl) Boss ” e igualdade de género: sobre a relevância das CEOs no feminino                                                                                                                                                                                                            Por: Joana Capaz Coelho Em 2017, a Netflix lançou uma serie designada  “Girl Boss” . Em termos gerais, a serie baseia-se na autobiografia de  Sophia Amoruso , intitulada # G...